Livro póstumo “Sentimentos Poemados” do acadêmico Antonino Júnior será lançado nesta sexta pela Academia Cabense de Letras

antonino-imortalPor Tereza Soares
Especial para o blogdoFIRMO

O livro que seria lançado em vida pelo escritor Antonino Júnior, “Sentimentos Poemados” poderá ser conhecido agora pelo grande público, a partir desta sexta-feira, 14, às 19h, na Câmara de Vereadores do Cabo. A Academia Cabense de Letras, com apoio da Prefeitura Municipal do Cabo, e por iniciativa da família do autor, fará o lançamento da obra, que reveste-se de uma série de insights da vida poética do escritor, desde a década de 70. O livro traz além de poemas, recortes de passagens em jornais da cidade em forma de artigos e crônicas, comemorando 40 anos de vida literária do acadêmico no Cabo de Santo Agostinho.

Antonino Júnior faleceu no último dia 20 de dezembro, justamente no dia em que estaria lançando seu livro. Embora com a saúde debilitada, o autor conseguiu mobilizar toda a estrutura do lançamento, segundo explica a filha do escritor, Brisa Oliveira.

Antonino Junior era integrante da Academia Cabense de Letras (ACL), que assumiu a interlocução do lançamento da peça literária, dois meses após a “partida” do autor. “Incorporamos a necessidade de ajudar a realizar este lançamento, uma vez que Antonino sempre deu grande contribuição para a cidade, tendo inclusive sido um dos mentalizadores desta instituição”, observa o presidente da Academia Cabense de Letras, Nelino Azevedo.

“Os Sentimentos Poemados de Antonino Júnior falam pela racionalidade do coração. São mensagens e vozes que expressam o que há no interior humano, no obscuro do coração, onde a razão científica não pode chegar”, reflete Azevedo.

“Antonino Júnior entrega-nos uma coletânea de poemas que retratam a vida como ela é, com suas contradições, angústias, paixões, encontros e desencontros. O poeta expõe sua vida, sua história, suas fraquezas e fortalezas. Sua visão de mundo quase completa, porque retrata o amor, o sofrimento”, escreve na apresentação do livro, o amigo e também integrante da ACL, Erivaldo Alves.

SOBRE O AUTOR

Antonino Oliveira Júnior nasceu na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Foi membro da Igreja Batista da Cohab (Cabo). Exerceu atividades culturais ocupando cargos públicos: Chefe da Divisão de Cultura, Diretor de Cultura e Coordenador de Eventos Culturais.

Foi um dos fundadores e Presidente da Associação Cabense de Teatro Amador (ACTA), Diretor do Povoarte Grupo Teatral, Diretor da Federação de Teatro de Pernambuco (FETEAPE) e escreveu oito textos para teatro: Prostivida, Chapeuzinho Vermelho e o Velho da Floresta, Os Escravos, Um Homem chamado Jesus, Viver Missões, E por falar em Amor, Coração Lilás, além do monólogo “E Pedro andou sobre as águas”.

Ainda na área de teatro, foi um dos Coordenadores do I Congresso Norte/Nordeste de Teatro, além de trabalhos como ator e diretor em diversas montagens teatrais. Participou, como ator, do curta-metragem “A chegada de Lampião no Inferno”, sob a direção de Roberto Menezes. À frente do Departamento de Cultura, conseguiu a construção do Teatro Municipal Barreto Júnior, em 1985.

Foi Diretor e Editor dos Jornais: A VOZ, JORNAL DO TURISMO, E NOVOS RUMOS, colunista no Jornal PINZON NOTÍCIAS, além de escrever artigos, como colaborador, para o Jornal TRIBUNA POPULAR. É o autor de dois Projetos voltados para a Filarmônica XV de Novembro Cabense: PRÁ VER A BANDA TOCAR e É ASSIM QUE A BANDA TOCA (este inédito), promovendo concertos de música instrumental nos bairros, distritos e zona rural do Cabo de Santo Agostinho.

Foi Presidente do Conselho Municipal de Cultura órgão que contribuiu, sob sua presidência para a produção do CD com as manifestações culturais do município e a publicação da coletânea de escritores cabenses “POESIAS E CRÔNICAS DE UMA TERRA DE 500 ANOS”. É o idealizador e coordenador do Projeto da CASA DA MEMÓRIA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO. É Membro Fundador da ACADEMIA CABENSE DE LETRAS.

Deixe um comentário